Conheça os projetos de I+D+i em que a PPA participa o seu enquadramento, financiamento e objetivos
Projeto AQUIFER – Instrumentos inovadores para a gestão integrada das águas subterrâneas num contexto de crescente escassez de recursos hídricos
O principal objetivo do AQUIFER– Instrumentos inovadores para a gestão integrada das águas subterrâneas num contexto de crescente escassez de recursos hídricos é capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos que ajudem na tomada de decisão sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, melhorando a transferência de tecnologia para agentes locais e criar novas sinergias e desenvolver ferramentas comuns num contexto de recursos hídricos escassos e ameaças ambientais. O projeto compreende as seguintes atividades principais:
GT1 – Aplicações inovadoras de monitorização de aquíferos
GT2 – Soluções avançadas de gestão de águas subterrâneas
GT3 – Integração de aquíferos em esquemas gerais de gestão de recursos hídricos
GT4 – Análise e promoção das possibilidades de aplicação de soluções inovadoras no território SUDOE
O projeto AQUIFER é cofinanciado pelo Programa Interreg-Sudoe e envolve 9 entidades de Portugal, Espanha e França, sendo o beneficiário principal do projeto, o IGME – Instituto Geológico y Minero de España. Reveja AQUI o vídeo da visita técnica dos parceiros do projeto às instalações da Águas do Ribatejo.
Plataforma web Aquifer Sudoe – A plataforma está disponível em 4 idiomas (PT, EN, SP, FR) e disponibiliza um e-book com referência a 30 práticas inovadoras na gestão de águas subterrâneas: https://platform.aquifer-sudoe.eu/pt/
Eventos finais do projeto:
- A Conferência Final do Projeto AQUIFER em Portugal e o Workshop Técnico AQUIFER realizaram-se, dia 14 de março 2023 , no campus do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Consulte AQUI mais informações sobre o evento.
- Conferência Final em Barcelona
- Conferência Final em Múrcia
Projeto IDIaqua – Potenciar a I+D+i de excelência em matéria de tratamento de águas em pequenos aglomerados urbanos
A PPA tem entre os seus objetivos a identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos e iniciativas I+D+I nos mercados globais. Neste âmbito, a PPA integra o projeto IDIaqua, cuja reunião de lançamento decorreu no passado dia 4 de Outubro de 2017.
O projeto IDIaqua tem como objetivo promover a investigação no âmbito do tratamento de águas residuais em pequenos aglomerados urbanos e é coordenado pela Fundación Centro de las Nuevas Tecnologías del Agua (CENTA) contando com a participação de um total de 15 parceiros de Espanha e Portugal. Entre os restantes parceiros Portugueses contam-se a Águas do Algarve, a Águas do Vale do Tejo, a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Algarve.
A realização do projeto ao longo dos próximos três anos, estrutura-se em seis grupos de atividades, nomeadamente:
- a criação de uma Rede Tecnológica de Tratamento de Águas Residuais em Pequenos Aglomerados Urbanos;
- o desenvolvimento de “Estratégia de I+D+I sobre o tratamento da água residual em pequenos aglomerados urbanos”;
- a melhoria de infraestruturas de I+D+I;
- um plano de projetos demonstrativos inovadores; e
- as atividades transversais de gestão, de comunicação e de disseminação dos resultados do projeto.
O IDIaqua é um projeto financiado pelo Programa POCTEP (2014-2020), com uma duração formal de 30 meses e um orçamento total de 3,3 M€, com financiamento FEDER de 2,4 M€.
Materiais comunicacionais do projeto:
- 1.ª nota de imprensa clique aqui
- 2.ª nota de imprensa clique aqui
- 1.ª Newsletter clique aqui
- Ebook Estratégia de I+D+I na gestão de águas residuais em pequenos aglomerados urbanos, disponível aqui
- Ebook Abstracts Evento Final Smallwat21v, disponível aqui
Para mais informações sobre projeto IDIaqua consulte o website do projeto em: www.idiaqua.eu
Projeto TWIST – Estratégia transnacional para a inovação no domínio da água
No âmbito dos seus objetivos de identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos e iniciativas I+D+I nos mercados globais, a PPA integrou um consórcio internacional, com 12 entidades provenientes de Portugal, Espanha e França, que apresentou uma candidatura ao Programa Interreg Sudoe com o projeto TWIST – Estratégia Transnacional para a Inovação no domínio da Água (Transnational Water Innovation STrategy).
O projeto TWIST está focado na perspetiva tecnológica da gestão de águas residuais (tratamento e reutilização) e tem como principal objetivo criar novas parcerias transnacional e transregional, entre os diferentes agentes do setor da água com a capacidade de mobilizar os atuais recursos e desenvolver novos processos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) em direção ao cumprimento dos objetivos da Diretiva-Quadro da Água (DQA).
O projeto TWIST foi aprovado a 7 de fevereiro de 2018, na segunda convocatória do Programa Interreg SUDOE, e o contrato de concessão foi assinado a 9 de abril de 2018, em Santander, em Espanha, nos termos do contrato n.º SOE2 / P1 / E0506. Com um orçamento total de um milhão, noventa e oito mil e quinhentos euros é cofinanciado a 75% pelo Interreg SUDOE através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O projeto TWIST começou a 1 de abril de 2018, com a duração de 36 meses, encontra-se dividido nos seguintes grupos de tarefas:
- GT1. Criação de conhecimento: análise de atores e caracterização de processos de inovação a nível regional;
- GT2. Experimentação : metodologia comum para a criação de três “laboratórios vivos” para a gestão, tratamento, reciclagem e recuperação de produtos em águas residuais;
- GT 3. Análise de resultados e exploração do mercado: estratégia comum para a identificação de oportunidades de mercado;
- GT4. Capacitação para o desenvolvimento regional e criação de emprego;
- GT5. Capitalização e transferência de resultados para outras regiões SUDOE.
Clique aqui para a nota de imprensa do projeto.
Para mais informações sobre projeto TWIST consulte o website do projeto em: www.twistproject.eu
Projeto REDAWN – Redução da Dependência Energética nas Redes de Água da Área Atlântica
A indústria da água é o quarto setor energético mais intensivo na área do Atlântico, responsável por contribuições significativas para as alterações climáticas e por reduções na competitividade devido aos custos associados. Neste quadro, o projecto REDAWN visa melhorar a eficiência energética das redes de água através da instalação de tecnologia inovadora de micro-hidro-energia (MHP). Essa tecnologia permitirá recuperar energia nas redes de tubulação existentes em infraestruturas de irrigação, abastecimento público de água, gestão de águas residuais e indústrias de processo.
O REDAWN reúne 15 parceiros de 5 países no Espaço Atlântico compreendido pela Irlanda, França, Espanha, Portugal e Reino Unido. A PPA é um dos parceiros deste projeto que foi desenvolvido em consórcio liderado pelo Trinity College Dublin, que para além do IST – Instituto Superior Técnico, conta com a Action Renewables Ltd, Universidade de Nápoles Federico II, Hidropower Ltd, FAEN, Feragua, WATEF Network, SMPGA e a Universidade de Córdoba.
O REDAWN visa desenvolver um ambiente institucional, social e tecnológico adequado para promover uma maior eficiência de recursos nas redes de água, incluindo:
- Avaliação da recuperação de energia em redes de água na área atlântica (AA);
- Avaliação de impacto económico/ambiental desta tecnologia na região;
- Desenvolvimento de diretrizes de projeto e ferramentas de apoio à recuperação de energia hidroelétrica em sistemas de água potável, águas residuais, irrigação e processos industriais;
- Desenvolvimento de políticas e ferramentas de apoio institucional para aumentar a implementação de projetos de recuperação de energia;
- Quantificação dos impactos societais da recuperação de energia hidroelétrica em redes de água;
- Difusão generalizada e promoção da eficiência energética nas redes de águas.
Este é um projeto de 2,9 milhões de euros financiado pelos fundos FEDER do programa Interreg Espaço Atlântico.
O projeto tem a duração de três anos e será concluído na primavera de 2020. Para mais informações sobre projeto REDAWN por favor consulte: https://www.redawn.eu/pt
Projeto WENexus_CoP / Melhoria de eficiência energética dos sistemas de abastecimento de água e águas residuais
O projeto WENexus, financiado pela União Europeia através do programa LIFE, tem como objetivo desenvolver soluções para o aumento da eficiência energética no setor da água em Portugal, através da definição de soluções e modelos de negócio adaptados às diferentes realidades das entidades gestoras nacionais.
O projeto, iniciado em setembro de 2023, tem uma duração de três anos (36 meses) e é composto pelo consórcio formado pela S317 Consulting, ENGIDRO e Sérvulo & Associados, tendo oficializado a assinatura de um protocolo com as Águas do Algarve (grupo AdP) e com a qual, brevemente, se iniciará o desenvolvimento dos projetos piloto.
Está a ser constituída uma Community of Practice (CoP), a qual a PPA integra e que tem como objetivo envolver outras entidades, que não somente entidades gestoras, para que em conjunto com o consórcio do projeto, trabalhem na identificação de preocupações, questões e metas do nexus água-energia, bem como na definição de soluções. Adicionalmente, a CoP terá também um papel muito relevante na análise e partilha de feedback do trabalho do WENexus ao longo dos três anos de projeto. Este feedback permitirá garantir uma avaliação contínua da adequação e eficácia das medidas aplicadas e dos modelos baseados em desempenho, assim como das ferramentas que os suportam.
Após o desenvolvimento dos projetos piloto com as entidades gestoras envolvidas, pretende-se organizar uma série de workshops para apresentar os resultados das medidas aplicadas, no que concerne aos impactos na eficiência energética, incentivando o envolvimento de outras entidades gestoras nacionais. A CoP do WENexus desempenhará um papel crucial ao promover o impacto para além do projeto e facilitar a futura replicação dos resultados alcançados.
No website do WENexus (aqui), encontra toda informação sobre o desenvolvimento deste projeto.
Projeto B-WaterSmart – Building a Water-Smart Society and Economy
O projeto B-WaterSmart tem como objetivo estudar a implementação de soluções inovadoras na gestão da água em cidades costeiras. Tem especial enfoque na redução das necessidades hídricas, em particular as necessidades de água potável, na melhoria das soluções de recuperação e reutilização de recursos hídricos e no aumento da eficiência na utilização dos recursos hídricos.
O B-WaterSmart irá acelerar a transformação de economias e sociedades “Water Smart” nas cidades costeiras da Europa. Aplica uma abordagem inovadora e sistemática para selecionar, conectar e demonstrar aplicações e tecnologias feitas à medida de múltiplos utilizadores e criar novos modelos de negócio baseados na economia circular e na “water-smartness”. Foram criados “Living Labs” em seis cidades com o objetivo de implementar projetos ambiciosos relacionados com desafios ligados à gestão eficiente da água. Estes Laboratórios são Alicante (ES), Bodø (NO), Flandres (BE), Lisboa (PT), East Frisia (DE), Veneza (IT). Os projetos de demonstração são à escala real, com foco nas tecnologias promissoras para a reutilização de água, recuperação de nutrientes e aplicações de dados inteligentes para uma afetação e utilização mais eficientes e seguras dos recursos (água, energia, nutrientes).
Este projeto tem uma abordagem participativa para a cocriação e implementação de soluções através de comunidades de prática locais e de uma aliança de inovação conjunta, e serão desenvolvidas recomendações para modelos de governação e regulamentação.
A PPA integra a Comunidade de Prática do Laboratório Vivo de Lisboa, B-WaterSmart, o qual já integra o Atlas e a Rede de Laboratórios Vivos Orientados para a Água da Water4All (programa financiado pela União Europeia).
O projeto tem a duração de quatro anos e será concluído em Agosto de 2024. Para mais informações sobre projeto B-WaterSmart por favor consulte: https://b-watersmart.eu/