Parceria Portuguesa para a Água: Um projecto para a internacionalização do sector
Portugal tem um conjunto diversificado e maduro de instituições públicas e privadas dedicadas à água, e com capacidade de resistir aos choques da mudança. Algumas dessas Instituições gozam já de reconhecimento e prestígio junto dos mercados globais, que tentam naturalmente preservar e expandir. Outras têm potencial para o alcançarem no futuro. Este é o ponto de partida para a consolidação e expansão da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) que visa desenvolver sinergias e maximizar as potencialidades do conjunto das Instituições portuguesas do sector.
Portugal é desde há muitos séculos um País aberto ao exterior. Não é exagero dizer que a palavra “globalização” se escreveu pela primeira vez em português no século XVI. Sempre que tivemos motivação e coragem para ir mais ao longe, lidar com povos de outros continentes, independentemente das suas tradições, culturas e crenças, e com novas situações mais ou menos inesperadas, colhemos depois os frutos dessas iniciativas e do risco planeado e calculado associado.
A PPA procura fazer convergir os esforços de quatro segmentos considerados essenciais: empresas, abrangendo um vasto leque de competências desde o planeamento, projecto, construção e exploração e gestão de infra-estruturas, incluindo equipamentos e construção civil; instituições de ensino e investigação, onde se produz e transmite o “saber” e se promove a inovação que está na base de toda a cadeia de valor; associações profissionais, que tanto têm contribuído para consolidar e dar identidade ao sector e organismos da administração do “modelo” português da água ou que desempenham um papel chave na sua internacionalização.
A PPA foi formalmente constituída como associação de direito privado a 29 de Abril de 2011 e os seus órgãos sociais foram eleitos no dia 28 de Junho de 2011, tendo entrado em funções a 7 de Julho de 2011.
Com uma Parceria Portuguesa para a Agua sempre renovada, enfrentaremos a nossa missão com optimismo, convidando uma vez mais a totalidade das empresas com ligação ao “ Mundo da água” a se associarem, tornando-se parceiras da PPA, dando assim ainda mais força e sentido às iniciativas de internacionalização do sector .
José Saldanha Matos
Presidente do Conselho de Administração da Parceria Portuguesa para a Água