A segunda missão empresarial da PPA à Sérvia realizou-se de 10 a 12 de Outubro e contou com a participação de representantes das seguintes empresas: Águas de Portugal, Cenor, Consulgal, F9 Consulting, Lena Ambiente, Moínhos Ambiente e Parque Expo.
Nesta segunda missão, que incluiu Belgrado e uma deslocação ao município de Bujanovac, no sul da Sérvia e já muito próximo da fronteira com o Kosovo, foram organizadas reuniões com os principais actores do sector da água da Sérvia, bem como com as organizações internacionais e instituições financeiras.
Obtivémos informação detalhada sobre a organização institucional e sobre os planos, intenções e objectivos da Sérvia e das instituições financeiras naquele país para o sector da água. Estamos agora em melhores condições para avaliar a situação actual do sector e assim avançar para a entrada efectiva naquele mercado.
Durante a missão, foi ainda assinado um Memorando de Entendimento entre a PPA, a Câmara de Comércio Portugal-Balcãs Ocidentais e a NALED (National Alliance for Local Economic Development), que tem por objectivo identificar projectos no sector da água da Sérvia e prepará-los para obter financiamento junto da União Europeia, agências do sistema das Nações Unidas e instituições financeiras internacionais, entre outros.
Coincidiu com o último dia da missão da PPA o anúncio da recomendação da Comissão Europeia para ser atribuído à Sérvia o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia, o que abre boas perspectivas de trabalho conjunto com aquele país e confirma que as reformas que está a empreender estão no rumo certo.