À semelhança do ano passado, foi levado a cabo durante estes últimos meses de Janeiro e Fevereiro, um inquérito junto dos associados da Parceria Portuguesa para a Água relativo ao “Balanço de Internacionalização de 2014”.
Pelas suas características, este inquérito focalizou-se nas empresas e nos centros de investigação que integram a PPA.
O universo compreendido por um conjunto de 75 empresas e centros de investigação representa um volume de negócios de 4,2 mil milhões de euros e um total de cerca de 31,2 mil colaboradores.
Dentro deste universo, o “cluster da água” mobiliza o equivalente a 4,5 mil profissionais e os negócios internacionais representaram em 2014 cerca de 2,6 mil milhões de euros para este conjunto de entidades.
Entre os os principais resultados deste inquérito destacam-se os seguintes:
- O exercício de 2014, à semelhança de 2013, continuou a ser um ano de genérica estagnação em termos globais. No entanto, a maioria dos associados conseguiu novamente concretizar um crescimento nas suas actividades internacionais, mitigando assim os efeitos da retracção do mercado nacional;
- Cerca de um quinto das entidades conseguiu, em 2014, internacionalizar linhas de serviço/produto, até à data circunscritas apenas ao mercado Português;
- Também em 2014, cerca de metade das entidades conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico (alguns fora do âmbito tradicional de enfoque das empresas Portuguesas);
- Finalmente, igual percentagem participou activamente em concursos internacionais financiados primordialmente por instituições financeiras multilaterais. Note-se que, no período 2007-2014, o cluster nacional da água representou cerca de um quinto do número de contratos adjudicados a empresas portuguesas (com destaque para o Banco Mundial).
Clique aqui para consultar o documento elaborado com base nas respostas ao inquérito promovido pela PPA sobre o balanço das actividades internacionais dos associados em 2014.