O Grupo de Trabalho das Multilaterais em parceria com a PPA – Parceria Portuguesa para a Água e o Banco Asiático de Desenvolvimento receberam, em Lisboa, durante os dias 8 e 9 de abril, quatro especialistas de alto nível do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD), do Setor de Água e Desenvolvimento Urbano (“Water and Urban Development Sector Office”).
A Missão teve como objetivo estreitar as relações entre as empresas portuguesas do setor da água e os especialistas do BAsD, facilitando eventuais colaborações futuras.
O BAsD é um dos principais financiadores de projetos na região da Ásia e Pacífico, e tem disponíveis diversas oportunidades nas áreas de consultoria, construção, equipamentos e soluções relacionadas com o abastecimento e distribuição de água, saneamento, gestão de cheias e riscos de inundação em ambientes urbanos, além de questões associadas à resiliência climática e segurança hídrica, gestão de resíduos sólidos urbanos e planeamento urbano, entre outros .
A delegação do BAsD que visitou Portugal era constituída pelos seguintes especialistas:
Dia 1 – 8 de abril 2024
No primeiro dia, durante a manhã, foi feito um acolhimento institucional, na Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, que contou com a presença de representantes da AICEP, GPEARI, ERSAR, LIS-Water e PPA.
Durante a tarde, os especialistas do BAsD participaram no Seminário “ADB Business Opportunities Seminar – Focus on Water and Urban Development Sector”, no Auditório da AICEP, em Lisboa, no qual apresentaram as formas como as empresas portuguesas podem trabalhar com o BAsD, tanto através das oportunidades abertas como através dos Planos Estratégicos dos vários países. As apresentações poderão ser consultadas aqui.
Seguidamente foi dado tempo para as empresas nacionais apresentarem o seu Pitch aos especialistas do BAsD, e posteriormente tiveram a oportunidade de participar em reuniões bilaterais com os mesmos, encerrando assim o primeiro dia.
Dia 2 – 9 de abril 2024
O segundo dia da visita iniciou com reuniões bilaterais.
O ponto de encontro marcado para o início da tarde foi em Campolide, no estaleiro das obras do projeto de maior envergadura de Lisboa, o Plano Geral de Drenagem de Lisboa, e a tarde terminou com uma visita à Fábrica de Água de Alcântara.