A PPA concluiu a elaboração do Balanço de Internacionalização do Cluster Português da Água relativo ao exercício de 2023. Do documento síntese, que poderá ser consultado aqui, salientaríamos os seguintes elementos chave:
Caracterização da amostra
- Em Janeiro-Fevereiro de 2024, a PPA realizou um inquérito a todos os associados para análise do balanço das atividades internacionais durante o ano de 2023. Foram obtidas respostas de 50 empresas e centros de investigação (um número similar ao do ano passado).
- Em termos numéricos, a maioria do universo representado corresponde a empresas de pequena e média dimensão (com cerca de 50 colaboradores e 5 milhões de euros de faturação global), que globalmente representa 845 milhões de euros de volume de negócios e um total de 8,1 mil colaboradores.
- As actividades internacionais assumem um peso muito siginicativo (superior a 40%) para quase de metade das entidades participantes no inquérito.
Principais resultados
- O ano de 2023 apresenta um claro perfil de moderado crescimento no volume de negócios, tanto em termos globais, como nas actividades internacionais.
- Com efeito, após uma forte retracção em 2020, em virtude das circunstâncias de pandemia, 2023 volta a evidenciar a tendência de recuperação e crescimento da actividade iniciada em 2021.
- Tal é visível na percentagem de empresas que, em 2023, conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico, a qual se situou em cerca de 50%.
- O grau e intensidade de participação em concursos internacionais por mais de metade das entidades representadas manteve-se elevado, sendo todavia visível um enfoque no continente Africano, designadamente em “mercados adjacentes” aos PALOP.
- O mercado das multilaterais financeiras é fundamental para o cluster da água Português e vice versa:
- O cluster da água representa um quinto do número de adjudicações a empresas portuguesas e quase 20% do valor total adjudicado no período 2011-2022;
- Projectos geograficamente concentrados na África sub-sahariana;
- Concursos predominantemente financiados pelo Banco Mundial.
- O perfil de novas parcerias estabelecidas espelha a diversidade de estratégias de internacionalização seguidas pelas empresas Portuguesas, embora em 2023 se tenha assistido a um maior enfoque em parceiros locais e em parceiros de âmbito internacional.
- Importa igualmente assinalar que, durante 2023, 15% das entidades participaram em consórcios internacionais em torno de projectos de I+D+i relacionados com o sector da água, tipicamente financiados pela União Europeia.
- Uma análise cumulativa dos dados evidencia o papel chave que os mercados internacionais assumiram para o cluster Português da Água ao longo da última década.