A PPA concluiu a elaboração do Balanço de Internacionalização do Cluster Português da Água relativo ao exercício de 2021. Do documento síntese, que poderá ser consultado aqui, salientaríamos os seguintes elementos chave:
Caracterização da amostra
- Em Janeiro-Fevereiro de 2022, a PPA realizou um inquérito a todos os associados para análise do balanço das actividades internacionais durante o ano de 2021. Foram obtidas respostas de 45 empresas e centros de investigação (um número idêntico ao do ano passado).
- Em termos numéricos, a maioria do universo representado corresponde a empresas de pequena e média dimensão (com cerca de 50 colaboradores e 5 milhões de euros de facturação global), que globalmente representa 1,3 mil milhões de euros de volume de negócios e um total de 8,1 mil colaboradores.
- As actividades internacionais assumem um peso muito siginicativo (superior a 40%) para cerca de metade das entidades participantes no inquérito.
Principais resultados
- O ano de 2021 apresenta um perfil de moderado crescimento no volume de negócios, tanto em termos globais, como nas actividades internacionais.
- Com efeito, após uma forte retracção em 2020, em virtude das circunstâncias de pandemia, 2021 evidencia uma recuperação da actividade, apesar das circunstâncias restritivas que se continuaram a verificar.
- Tal é visível na percentagem de empresas que, em 2021, conseguiu iniciar actividade num novo mercado geográfico, a qual se voltou a situar próximo de 50%, quando em 2020 esta percentagem se situou abaixo dos 30%.
- O grau e intensidade de participação em concursos internacionais por cerca de metade das entidades representadas manteve-se elevado, sendo todavia visível um enfoque no continente Africano, designadamente em “mercados adjacentes” aos PALOP.