O jornal Económico publicou um especial sobre o Futuro da Água que reúne uma série de contribuições de reconhecidos especialistas do setor, muitos dos quais de entidades Associadas da Parceria Portuguesa para a Água.
O especial foca a escassez de água em Portugal que, com as alterações climáticas, tem tendência a acentuar-se nas próximas décadas, e explora as soluções que se poderão implementar nomeadamente ao nível da eficiência nas redes, o uso de águas pluviais, o aproveitamento de águas residuais e a dessalinização, a par com o aumento do conhecimento e consciência da população para o uso eficiente da água. Refere ainda os investimentos previstos no âmbito do PNI 2030 para esta matéria e alguns projetos que serão implementados em Portugal.
- “O que reserva o futuro para as concessões das águas?” (depoimentos de Eduardo Marques, Indaqua | AEPSA)
- “400 milhões para combater a seca em Portugal” (depoimentos de Inês Santos Costa, SEAmb)
- “Setor deve apostar em soluções tecnológicas” (depoimentos de Miguel Doria, UNESCO)
- “Perdas de água em Portugal mantêm-se nos 30% há oito anos” (artigo de Pedro Perdigão, Indaqua)
- “Desde o início do século já houve cinco períodos de seca” (entrevista a Nuno Lacasta, APA)
- “Novas gerações aprendem a usar melhor a água” (depoimentos de Sandra Cunha, Real Colégio de Portugal)
- “Ambientalistas pedem mais regulação do Governo na gestão da água” (depoimentos de Ângela Morgado, Associação Natureza Portugal)
- “Grupo Águas de Portugal: ÁGUA E ENERGIA: uma relação com futuro” (artigo da Águas de Portugal)
- Fórum: “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS AUMENTAM DIFICULDADES PARA SETOR DA ÁGUA” (com os depoimentos de Susana Neto, APRH | José Saldanha Matos, PPA | António Cunha, Aquapor | Eduardo Marques, AEPSA | Orlando Borges, ERSAR | José Furtado, AdP e Pedro Perdigão, Indaqua).
Poderá consultar o Especial AQUI.