José Saldanha Matos, em representação do Instituto Superior Técnico, foi eleito Presidente do Conselho de Administração da Parceria Portuguesa para a Água para o triénio 2020-2022. A eleição teve lugar no passado dia 17 de junho de 2020, na Assembleia Geral Ordinária da PPA, que se realizou via Zoom devido à atual pandemia, contando com um total de 32 presenças.
Os novos órgãos sociais da PPA são constituídos por várias entidades já representadas no mandato anterior, tendo como novidade a integração do IST, da TPF, da APESB, e da APREN no Conselho de Administração. Mantém-se assim neste órgão a representação da APA, ERSAR, LNEC, EFACEC e AEPSA. A Mesa da Assembleia Geral será agora presidida pela AdP, contando com a APRH e a Aquapor. O Conselho Fiscal irá manter-se com a Águas do Porto na sua presidência e a Engidro. Poderá consultar os representantes das entidades que integram os novos órgãos sociais aqui.
Reconhecendo as exigências acrescidas que irão marcar o próximo triénio, agravadas pelo distanciamento social entre pessoas e povos, a recessão económica, e os desafios societais a resolver com impacto no sector da água, o programa da lista vencedora propõe um trabalho de continuidade com o desenvolvido pelo anterior Conselho de Administração, reforçando o papel do Conselho Estratégico, e apresenta os seguintes desafios e objetivos:
- Aumentar a visibilidade, valorização e projeção do setor Português da água a nível internacional
- Crescimento da internacionalização das Empresas Portuguesas do setor: diversificar mercados, identificar novas oportunidades e parcerias
- Consolidação da rede portuguesa da água
- Competitividade da indústria nacional da água
- Partilha de conhecimento entre parceiros e apoio à inovação
Relativamente ao trabalho desenvolvido pelo Conselho de Administração cessante, liderado pela Eng.ª Alexandra Cunha Serra, foi aprovado por unanimidade e aclamação, um voto de louvor e agradecimento.