No âmbito do próximo Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, o ENEG 2013, que decorreu de 3 a 6 de dezembro, em Coimbra, a PPA co-organizou a sessão Montepio Crédito sobre “Financiamento Especializado a Projetos do Setor da Água” e a sessão GWOPA/UN-Habitat “Water Operators’ Partnerships (WOPs)”
A Sessão Montepio Crédito “Financiamento Especializado a Projetos do Setor da Água”, teve lugar no dia 3 de dezembro, entre as 15h00 e as 16h00.
O Montepio Crédito – Instituição Financeira de Crédito, SA, encontra-se inserido no Grupo Montepio. Este banco tem vindo a financiar com sucesso projetos na área energética (eficiência, renováveis) que envolvem a triangulação entre EG/utilizadora, fornecedor de equipamento/soluções e assistência técnica/manutenção pós-venda e o Montepio.
As analogias e potencial de alargamento desta abordagem ao sector da Água motiva esta iniciativa, que contará com a presença, como oradores, do Dr. Pedro Alves – Presidente do Conselho de Administração do Montepio Crédito e do Dr. Carlos Azevedo, Diretor Comercial.
Foi efetuada uma breve apresentação das atividades deste banco, tendo em vista o debate de ideias em torno de potenciais vetores de colaboração, sinergias e partilha de experiências.
A sessão GWOPA/UN-Habitat “Water Operators’ Partnerships (WOPs)”, teve lugar no dia 3 de dezembro, entre as 16h30 e as 17h30.
A Global Water Operators Partnerships Alliance (GWOPA) com sede em Nairobi (UN-Habitat) e secretariado em Barcelona, reúne um conjunto diversificado de membros e parceiros, sendo formada por associações, operadores privados, empresas públicas, bancos de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e instituições de investigação (brochura descritiva: aqui)
Tem como principal objetivo o estabelecimento de parcerias entre operadores de serviços de água (WOP – Water Operator Partnerships);
A PPA tem vindo a articular-se com a Direcção Executiva da GWOPA, e desde Setembro de 2013, passou a integrar os membros da GWOPA;
Marcou presença nesta sessão, como orador, José Luis Martin Bordes, PhD, Programme Officer da GWOPA/UN-Habitat, que fez uma apresentação das atividades e dos exemplos concretos de parcerias existentes entre operadores de serviços de água (WOP), seguindo-se debate de ideias.
O tema central do ENEG 2013 foi “Inovação, Internacionalização e Informação como Fatores de Sustentabilidade do Setor”. A sessão de abertura, no dia 3 de dezembro, foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.
Para obter mais informação sobre este evento aceda ao site oficial em: www.eneg2013.apda.pt