A Agência de Inovação (ADI) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA) formalizaram um acordo de colaboração em Eco-Inovação que deu lugar à articulação da participação nacional, repartida entre as duas entidades, no projecto europeu ECOPOL. O ECOPOL (Public Partnership for Better Inovation Policies and Instruments in Support of Eco-Innovation) é financiado pela Comissão Europeia, DG Ambiente, pertencente à iniciativa PRO INNO Europe, que tem por missão promover a implementação de melhores políticas e instrumentos de eco-inovação. O consórcio ECOPOL é constituído por parceiros de seis países europeus (Alemanha, Áustria, Finlândia, Grécia, Portugal e Suécia) e é coordenado pelo Lahti Science and Business Park Ltd, Finlândia.
Este projecto visa acelerar a implementação de políticas eco-inovadoras na Europa, identificando e testando instrumentos de política nas áreas das compras públicas ecológicas, gestão de resíduos e reciclagem e da internacionalização das PME. No âmbito do apoio à internacionalização, foi identificada como boa prática o programa Finlandês Business Export Partnership. As candidaturas para o programa ECOPOL já estão abertas e visam testar, através de um programa piloto, a implementação de um programa semelhante em Portugal. A experiência recolhida e os resultados alcançados com este teste serão utilizados como contributo para o futuro desenvolvimento de políticas de apoio nesta área.
Pretende-se apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à internacionalização de grupos de empresas eco-inovadoras, visando fomentar a cooperação no desenvolvimento de produtos ou serviços pelo apoio à fase de prospeção e entrada num mercado internacional. Os destinatários são PME´s, grupos de 3 a 6 empresas, que podem obter como apoio 50% do custo do projeto, com o limite de 12.500 Euros. Para mais informações sobre o ECOPOL consulte o site http://www.adi.pt/Ecopol.htm